A boa notícia é que é sim! Em um condomínio, a falta de manutenção das bombas hidráulicas pode ser a grande vilã do consumo desnecessário de eletricidade.
Por isso, uma das coisas mais importantes que o síndico precisa fazer para manter o condomínio funcionando é manter seus sistemas de abastecimento de água e energia em bom estado de conservação.
Confira abaixo alguns itens que podem “roubar” energia do seu condomínio.
Bomba de recalque
Instaladas em pares, as bombas de recalque são conectadas em paralelo e funcionam de forma alternada para permitir a manutenção. Se o sistema não for mantido em dia, ele não indicará mais o nível de água no reservatório superior e é possível que uma das bombas falhe sem aviso prévio.
Isso pode refletir diretamente no consumo de energia do condomínio.
Pressurização
A bomba de pressurização também pode consumir muita energia se não estiver adequada. O síndico precisa contar com uma boa empresa conservadora de bombas para realizar a manutenção preventiva e evitar gastos desnecessários.
Tamanho do local
O tamanho dos condomínios, qualidade e quantidade de máquinas são considerados para calcular os gastos de energia com a parte hidráulica. É comum encontrar edifícios com aquecedores centrais e refrigeradores e bombas de circulação, o que fará com que o consumo de energia seja muito maior.
Para Eduardo Sabatini, sócio da CBE, empresa conservadora de bombas hidráulicas para condomínio, empresas e indústrias em São Paulo, “quanto mais antiga a máquina, maior o gasto. É preciso realizar a manutenção correta para identificar eventuais problemas e até mesmo a necessidade de troca dos equipamento”, explica ele.
Bomba de incêndio
Fundamental para todos os prédios, a bomba de incêndio também merece atenção especial. Estas bombas são responsáveis pela pressurização dos hidrantes e também precisam de energia elétrica. A atenção aqui é: a bomba precisa estar conectada a outra rede elétrica, independente da energia geral do condomínio, permitindo que continuem funcionando se a eletricidade do edifício for desligada.
Para esses casos, você pode contar sempre com a CBE, que é referência em manutenção de bombas de água para condomínios. Entre em contato conosco!
A maior conservadora de bombas da grande São Paulo