manutencao de motobombas

Quais os passos para manutenção de bombas d’água predial?

Cuidar as bombas de maneira incorreta pode causar contaminação da água. Lembre-se: cada bomba é única e requer cuidados específicos. Confira.

O sistema hidráulico de um condomínio é como um relógio, precisa que todas as engrenagens estejam trabalhando juntas e em perfeito estado para que tudo funcione corretamente. Apesar de parecer algo simples, que requer pouca manutenção ou apenas limpeza recorrente, as bombas de água são tão complexas como as pequenas peças de um relógio. 

“A manutenção e conservação de bomba de água precisa ser feita por técnicos especialistas em bombas e sistemas hidráulicos prediais. Não é seguro tentar fazer por conta própria ou deixar na mão de pessoas que não sejam especialistas. Cada bomba deve ser tratada de uma forma específica, assim como cada uma de suas peças. O manuseio incorreto pode causar, inclusive, prejuízos à saúde dos moradores em decorrência de água contaminada”, explica Eduardo Sabatini, sócio da CBE, empresa conservadora de bombas de água para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo.

Abaixo, listamos de maneira breve o passo a passo de como é feita a manutenção de bombas de água na oficina da da CBE:

  • Quando seu equipamento chega à oficina, nossos especialistas realizam a triagem e o destinam para o local correto de reparo: água limpa (recalque, piscina, incêndio etc) ou água contaminada (esgoto ou águas pluviais). Esse primeiro procedimento é um dos mais importantes, uma vez que ao desmontá-la no local incorreto podemos contaminar a bomba de água limpa, por exemplo.
  • Após colocá-la no espaço correto, a bomba de água é desmontada para que o especialista identifique os problemas e prepare o orçamento para o reparo. Até que tudo seja aprovado pelo cliente, todas as peças da bomba ficam armazenadas separadamente, de maneira segura.
  • Assim que o orçamento é aprovado, inicia-se a etapa de remontagem do equipamento com as trocas de peças necessárias. Primeiro é feita a montagem dos motores com o maquinário especial de indução de rolamentos. Na sequência, o equipamento segue para a montagem do conjunto bombeador e passa pelos testes de pressão, vazão e hidrostática.
  • Com o equipamento já montado, o último passo é seguir com as fases de acabamento, lixamento e pintura.
  • Por fim, depois de todas essas etapas, a bomba de água é reinstalada no condomínio.

Mesmo apresentando o passo a passo de maneira resumida, fica evidente a importância de contratar uma empresa especializada na conservação de bombas de água e que essa empresa tenha oficinas para cada tipo de bomba totalmente separadas uma das outras, como o caso da CBE. 

Se você é síndico de um condomínio, fique atento e mantenha a manutenção do seu sistema hidráulico em dia. A CBE oferece atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Acesse o site da empresa para conhecer os serviços disponíveis.

A maior conservadora de bombas da grande São Paulo