Tudo o que um síndico deve saber sobre seu condomínio

Documentos, plantas, cronograma de manutenção e leis, tudo isso importa ao assumir a administração

Sou síndico e agora? Calma! Sabemos que administrar um condomínio pode não parecer uma tarefa tão simples, mas existem algumas atribuições básicas que podem te ajudar muito ao assumir o cargo. Claro que como esperado, a gestão inclui coisas burocráticas e outras questões que podem garantir a harmonia no condomínio.

Reunimos aqui alguns desses pontos, burocráticos ou não, para te ajudar nessa empreitada cheia de responsabilidades:

Você sabia que existem leis aplicáveis aos condomínios?

O Código Civil possui leis que determinam os direitos e deveres dos moradores, além das atribuições do síndico. Em alguns casos de danos ao patrimônio ou mesmo risco aos condôminos, o síndico pode ser responsabilizado criminalmente. Também é importante conhecer um pouco sobre a lei do inquilinato.

Conheça a convenção do condomínio

Pensando no regimento interno, o ideal é que o síndico ande com a convenção “embaixo do braço”. Além de conhecer as regras, é imprescindível ser o exemplo e cumprí-las à risca.

Peça a lista de todos os documentos atualizados

Antes de começar a sua gestão, é importante dar uma olhada em todos os contratos de prestação de serviços, plantas do condomínio, certificados de dedetização, Habite-se, relatórios de inspeção dos elevadores, certificado de limpeza da caixa d’água. Além desses, listamos aqui outros documentos que podem dar bastante dor de cabeça se não estiverem em dia.

  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB. É ele que garante a segurança do condomínio contra incêndios. Ele comprova que os itens de segurança e combate ao fogo estão em ordem. A falta dele pode gerar multa e até interdição do imóvel.
  • Seguro do condomínio: Sem o AVCB você não conseguirá fazer o seguro. Esta é uma das principais obrigações do síndico e prevista no artigo 1.346 do Código Civil. É importante ficar de olho na apólice para entender os valores segurados e evitar gastos desnecessários em alguma emergência.
  • Plantas do condomínio: Neste caso, aplica-se também às plantas elétricas e hidráulicas com a localização de tubulações e das bombas.
  • Cronograma de manutenção periódica das bombas de condomínios: Para evitar problemas de vazamento, baixa pressão, falta de água ou até defeitos em aparelhos ligados à rede, como chuveiros e máquinas de lavar roupa, é importante se preocupar com a manutenção preventiva do sistema hidráulico. As bombas também são avaliadas pelo Corpo de Bombeiros para obtenção do AVCB, ou seja, sem manutenção ou com equipamentos quebrados, a emissão do certificado não é feita.

Não se desespere. A CBE – empresa conservadora de bombas para condomínios, empresas e indústrias em São Paulo é referência em sua área de atuação. A empresa está pronta para te ajudar com a manutenção e conserto das bombas de água e também o sistema hidráulico de combate a incêndios. A CBE oferece diversos serviços e tipos de contrato que se adequam às necessidades de cada condomínio. Entre em contato e solicite um orçamento.

A maior conservadora de bombas da grande São Paulo