Por que é preciso olhar o sistema de incêndio de seu prédio

Há uma boa chance de que seu condomínio tenha um ou mais sistemas de incêndio dentro dele. Mas, afinal, por que você precisa olhar para eles?

O sistema de incêndio é composto de sprinklers automáticos e alarmes, estações de puxar manuais, detectores de fumaça e extintores de incêndio e são projetados para alertar as pessoas sobre a presença de um incêndio e fornecer-lhes uma rota de fuga. Eles também podem ajudar a prevenir a propagação de um incêndio, mantendo a área ao seu redor fria.

Abaixo um modelo de checklist de itens do combate a incêndio importantes a serem seguidos:

Portas corta fogo·         Esse dispositivo é um dos mais importantes em caso de incêndio, pois permite a saída dos moradores em caso de incêndio. As portas devem estar desobstruídas – jamais trancadas – e fechar-se sozinhas após abertas. Para averiguar sua condição, recomenda-se manutenção em sua mola a cada seis meses, com empresa especializada.·         É importante que a empresa contratada para cuidar desse equipamento seja especializada em segurança contra incêndio, com serviços certificados pela NBR 11 742, que trata de portas corta-fogo.
Seguro do condomínio·         O condomínio é obrigado por lei a ter uma cobertura contra incêndio. Porém, o pagamento desse prêmio está sujeito ao cumprimento das obrigações legais do condomínio, como ter número de brigadistas suficientes –como manda a lei- e o AVCB em dia.
Alarme contra incêndio e sprinklers·         Esses dispositivos não são obrigatórios em condomínios residenciais. Em empreendimentos comerciais,aconselha-se sua manutenção uma vez por ano, preferencialmente aos sábados, para evitar desconforto aos usuários da edificação. Nos condomínios que desejarem sua instalação, um projeto pode ser feito.
Escadas·         As escadarias do condomínio – seja comercial ou residencial- devem estar sempre totalmente desobstruídas.Ou seja, nada deve ficar na escada.·         Os corrimãos devem ser contínuos: na altura adequada pelo corpo de bombeiros, sem ponta viva – ao chegar próximo da porta, ele é chumbado na parede.·         O sistema de iluminação de emergência deve estar com a manutenção em dia e em condições de pleno funcionamento.
Rota de fuga e sinalização·         Todas as edificações devem ter sua rota de fuga sinalizada com cartazes fotoluminescentes (que brilham no escuro). Todos os pavimentos devem ter placas mostrando em qual andar estão, para que sentido é o térreo e/ou a rota de fuga estudada, além de onde estão hidrantes, extintores e alarme, caso haja.
AVCB·         O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um laudo que a corporação emite a cada três anos – para condomínios residenciais ou comerciais. Geralmente o que os bombeiros encontram em não-conformidade com a regra em condomínios são: Itens na escada; Extintores vencidos; Hidrante sem mangueira ou outros itens; Excesso de diesel para gerador

Manter o sistema de incêndio e outros equipamentos em ordem é uma tarefa muito importante que fica a cargo do síndico e/ou administrador do edifício. Se qualquer parte do sistema de incêndio for danificada ou não funcionar corretamente, o síndico pode ser responsabilizado civil e criminalmente por colocar a vida das pessoas em risco.

São necessárias inspeções e certificação pelo corpo de bombeiros local a fim de garantir que todas as partes do sistema de incêndio estejam funcionando corretamente. Se houver problemas com este processo, isso pode resultar em consequências graves, tais como não receber seguro contra incêndio, interdição de suas instalações, multas, etc.

E, afinal, como funciona um sistema de incêndios? Eduardo Sabatini, sócio da CBE – empresa conservadora de bombas para condomínios, empresas e indústrias em São Paulo, explica que há vários componentes que precisam estar em perfeitas condições de funcionamento. Se um ou mais equipamentos falharem ou se desgastarem, você pode correr um risco maior de ser afetado por um incêndio. É por isso que é importante saber que o sistema hidráulico do edifício afeta diretamente isto – as bombas hidráulicas precisam estar em perfeitas condições de funcionamento para bombear água para estes locais.

Para garantir a manutenção e funcionamento perfeito, é sempre recomendável procurar empresas conservadoras de bombas de referência no mercado. Somente especialistas profissionais podem fazer a manutenção preventiva, reparo e programação de todos estes sistemas, a fim de garantir a segurança dos residentes. 

E lembre-se: a manutenção é a melhor arma contra riscos, danos!

A maior conservadora de bombas da grande São Paulo