Os gastos do condomínio estão entre as principais preocupações dos síndicos e condôminos. Balanços precisam ser aprovados e gastos comprovados em assembléias. Entre todas as despesas necessárias, será que ainda é possível economizar?
A resposta é sim! Com a manutenção de bombas de água é possível economizar não apenas nos gastos com água, mas também os de energia. Além disso, também evita gastos desnecessários com conserto e trocas de equipamentos. Tendo empresas parceiras que prestem um serviço de qualidade, os condomínios podem reduzir e até mesmo eliminar os gastos com a energia utilizada pelas bombas. Uma reparametrização, por exemplo, pode reduzir em até 35% o consumo de energia.
Para começar, vamos falar sobre a economia de água e, por consequência, a redução de gastos. “Quando a manutenção de bombas de água é feita com frequência, conseguimos evitar vazamentos, que além da utilização exacerbada de água também podem causar outros danos estruturais no condomínio, que levariam a mais despesas”, conta Eduardo Sabatini, sócio da CBE – empresa conservadora de bombas para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo.
O especialista completa afirmando que a manutenção de bombas proporciona o melhor conhecimento das necessidades do condomínio, possibilitando ajustar os programas automáticos das bombas . Neste caso, envolve também a economia de eletricidade e, mais uma vez, a redução de gastos. Atualmente, muitos prédios possuem aquecedores e refrigeradores que geram consumo maior. Já imaginou se não funcionarem e forem programados corretamente? Uma das bombas que pode causar altos prejuízos é a de pressurização, que deve trabalhar apenas quando existe consumo de água.
“Outro equipamento que requer manutenção constante para evitar gastos desnecessários é a bomba de recalque. São instaladas em pares e programadas para funcionar alternadamente. Caso não esteja funcionando corretamente, a bomba pode ser acionada sem necessidade e bombear mais água do que o necessário”, afirma Sabatini.
Não é necessário dizer que as bombas de água gastam muita eletricidade já que são utilizadas todos os dias, praticamente 24 horas. Equipamentos mais antigos tendem puxar mais eletricidade para funcionar, por isso, os profissionais que fazem a manutenção de bombas de água também podem indicar o momento certo de trocá-las e também indicar aqueles modelos com a potência correta para o local.
“O serviço de manutenção de bombas de água oferecido pela CBE também inclui a medição da amperagem, temperatura, teste de sistema automático, avaliação da corrente do motor e a voltagem das bombas”, finaliza Sabatini. O especialista indica sempre procurar referências antes de contratar uma empresa para garantir que os profissionais estejam aptos a fazer todas as análises necessárias.
A maior conservadora de bombas da grande São Paulo