4 motivos para fazer a manutenção das tubulações das moto bombas

Tubulações que entram ar, que dilatam ou que não estão devidamente apoiadas. São muitas as razões para realizar a manutenção específica das tubulações das bombas.

Quem mora em um condomínio pode nunca se dar conta de tudo o que é necessário para manter tudo funcionando corretamente. Os moradores, geralmente, pensam nisso apenas quando algo errado acontece. Apesar disso, o síndico do mesmo condomínio passa 365 dias por ano pensando em tudo o que é necessário para que as coisas funcionem.

Um bom síndico sabe que para que isso aconteça, a prevenção é a melhor aliada. Claro que isso não impede o mau funcionamento de algum equipamento, mas minimiza e muito a probabilidade de que algo de errado aconteça. Um dos pontos mais importantes a serem levados em consideração é o sistema hidráulico, composto por bombas e tubulações, entre outros.

O sócio da CBE, empresa conservadora de bombas de água para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo, Eduardo Sabatini, reforça que o importante é se antecipar. “Ter o apoio de uma empresa de manutenção de condomínio é imprescindível para isso. Assim, é possível prolongar a vida útil dos equipamentos, reduzir gastos e, claro, evitar uma série de problemas”, explica.

Muito se fala sobre a manutenção das bombas de água em si, mas existem outros componentes do sistema hidráulico que precisam de atenção, como as tubulações das moto bombas. É por meio delas que a água chega ou sai das bombas.

Abaixo você encontra quatro motivos para fazer a manutenção das tubulações das moto bombas:

  1. Caso o seu sistema utilize torneiras de bóia e elas estejam sem manutenção, você pode ter problemas de excesso de barulho durante o abastecimento
  2. A pouca vazão de entrada da água também pode ser resolvida durante a manutenção feita por um profissional habilitado. Ele pode recomendar a troca das torneiras de bóia para Schaefer
  3. A falta de manutenção das tubulações de PVC, principalmente em bombas de reuso, água limpa ou pressurização, pode trazer risco de entrada de ar e dilatação do sistema
  4. Muitos condomínios utilizam tubulação galvanizada que, sem manutenção constante, chegam a ficar tão deterioradas que impossibilitam qualquer tipo de reparo

Existem alguns detalhes muito específicos que apenas olhos bem treinados são capazes de identificar. “É comum que nossas equipes sejam acionadas para reparos e emergências. Isso porque muitas vezes síndicos e funcionários estão olhando o macro dos equipamentos, buscando apenas vazamentos, barulhos ou falta de água, por exemplo. No entanto, essas outras peças podem fazer toda a diferença quando inspecionadas com frequência”, comenta Sabatini.

Viu como é importante contratar uma conservadora de bombas antes de ter problemas? Não fique esperando e entre em contato com a CBE para solicitar um orçamento. A empresa é referência em conservação e manutenção de bombas hidráulicas de São Paulo, com mais de 22 mil bombas e 3 mil torres sob sua responsabilidade.

CBE Conservadora de Bombas

A maior conservadora de bombas da Grande São Paulo