A bomba de água do condomínio parou? Entenda o que fazer

Como funciona a bomba Jockey e a bomba principal em um condomínio?

Essenciais para o sistema de combate a incêndio de um prédio, cada uma tem uma função específica. Entenda

Os sistemas de incêndio em condomínios são extremamente importantes para garantir a segurança dos moradores. Eles são responsáveis por proteger todos os residentes e funcionários do local, além de possibilitar o resgate de pessoas que estejam dentro do prédio quando houver um incêndio.

Deste modo, é mais do que uma obrigação do síndico de cada prédio se encarregar de tudo isso. Por se tratar de algo que pode definir vida ou morte de moradores, existem leis e normas específicas que regem os sistemas de incêndio e podem variar de acordo com cada Estado.

Todos os equipamentos devem passar por vistorias periódicas do Corpo de Bombeiros local, que emite o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, chamado também de AVCB.

Eduardo Sabatini, sócio da CBE, indica que apenas profissionais técnicos trabalhem nesses pontos, identificando possíveis danos e falhas nas bombas. “É importante ter uma noção mínima de sistema de incêndio para identificar um problema, isso evita ignorar um dano e deixar a manutenção em segundo plano. Mas é importante ressaltar que não se deve mexer em nada sozinho ou o dano poderá ser maior”. Sabatini ainda ressalta que a CBE é a única conservadora de sistemas de bombas e de combate a incêndio de São Paulo que conta com bombeiros militares em sua equipe, o que permite ao prédio ter uma manutenção mais alinhada às regras do corpo de bombeiros da região, facilitando a obtenção ou renovação do AVCB.

O sistema normalmente consiste na bomba principal, que funciona com eletricidade. Ela deve ligar imediatamente em caso de incêndio, seja para enviar água para a mangueira ou para os sprinklers. Esta bomba geralmente é acompanhada por uma ou duas bombas auxiliares com as mesmas características e capacidade de bombeamento. Uma dessas bombas auxiliares deve funcionar com o uso de combustível diesel, de modo que continuará funcionando mesmo sem eletricidade.

“O síndico também é responsável pela contratação de uma empresa certificada, pela programação e realização de inspeções do Corpo de Bombeiros, e pela programação de manutenção periódica”, ressalta Sabatini.

Sabatini explica que a bomba Jockey é um pequeno equipamento que monitora e mantém a pressão no sistema de distribuição de água. Ela é constantemente conectada para garantir que não haja vazamentos ou quebras em suas tubulações, e se por algum motivo houver uma queda de pressão, este equipamento irá preencher as lacunas.

Para cuidar de todos esses pontos sem ter dor de cabeça, entre em contato com a CBE. A empresa é referência em conservação e manutenção de bombas hidráulicas de São Paulo, com mais de 22 mil bombas e 3 mil torres sob sua responsabilidade.

CBE Conservadora de Bombas

A maior conservadora de bombas da Grande São Paulo