5 práticas que geram muita economia de energia em condomínios

De substituição de lâmpadas a manutenção das bombas de água. Veja quais são os principais vilões do consumo e o que fazer para economizar muito

É extremamente importante reduzir a quantidade de eletricidade consumida pelos condomínios, não apenas porque este custo é pago por todos os residentes, mas também para aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade energética.

Os residentes também podem economizar dinheiro implementando medidas de economia de energia como uma forma de reduzir suas contas de eletricidade. Os síndicos de condomínios têm o papel de atuar como líderes na economia de energia em condomínios, propondo ações para tornar todos coletivamente conscientes e engajar os residentes nas medidas adotadas.

“Em um condomínio, cada apartamento paga pelo consumo de energia de sua própria unidade. Entretanto, a conta de eletricidade para áreas comuns como elevadores, salas de entrada, quadras, playground e ginásio é paga dividindo-se entre seus moradores e incluída na taxa de condomínio”, conta Eduardo Sabatini, sócio da CBE, empresa conservadora de bombas de água para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo. “Para evitar desperdícios que contribuem para aumentar esta despesa, é necessário fazer algumas mudanças externas que podem até ser úteis para que os moradores possam aplicar em seus apartamentos”, completa ele.

Para ajudar nessa missão, o especialista separou algumas dicas. Confira:

  1. Faça manutenção nas bombas hidráulicas: Um dos grandes vilões do do consumo de energia é o sistema de bombeamento de água de um prédio, mas com a devida manutenção isso pode ser reduzido em muito e até mesmo zerado. Um modelo automático que liga e desliga por si só é mais eficiente em termos energéticos, reduzindo as chances de vazamento de água e economizando energia. Além disso, também é recomendado verificar o flutuador do tanque de água de tempos em tempos, de modo a evitar o consumo excessivo de energia em caso de problemas de vazamento. Mas há também a possibilidade de zerar o consumo de energia elétrica do sistema hidráulico, desde que seja implementada a alimentação por meio de energia solar. A CBE tem soluções específicas para zerar o consumo de energia das bombas de água.
  2. Conscientize moradores: A conscientização dos residentes é fundamental para reduzir o consumo de energia. Usar espaços como murais internos, mídia em elevadores e letreiros para lembrar os residentes da importância de evitar o desperdício de luzes acesas. Deixar avisos para que as luzes sejam desligadas e passar informações sobre o valor da tarifa, os benefícios que podem ser alcançados, etc. Se possível, utilize soluções aplicativas como grupos WhatsApp ou envie notificações através da fatura de seu condomínio; afinal de contas, tem seu impacto.
  3. Instale sensores de presença e lâmpadas de emergência: Muitas vezes as luzes são deixadas acesas sem que ninguém passe por elas. Instale sensores de presença e lâmpadas de emergência para que as luzes só sejam ativadas quando um residente passar por elas. Além de economizar energia, você se protege de quedas de energia.
  4. Troque as lâmpadas por modelos mais econômicos: Você sabia que as antigas lâmpadas incandescentes transformam 95% da energia para produzir calor e apenas 5% se tornam luz elétrica? Atualmente, este tipo de lâmpada não é mais comercializado no país. Portanto, uma mudança simples e eficiente que irá gerar boa economia de energia em condomínios é a utilização de lâmpadas LED. Além de terem uma vida útil mais longa (algumas chegam a 50 mil horas!), elas não produzem calor e economizam de 80% a 90% de energia.
  5. Instrua sobre o uso consciente do elevador: Os elevadores são essenciais para edifícios altos. Mas isso não significa que não haja maneiras de melhorar sua eficiência energética e reduzir o desperdício. Um passo importante é não permitir que dezenas de pessoas pressionem vários botões de um só andar, pois estes pedidos exigem mais energia dos elevadores. Também vale a pena incentivar as crianças a usar as escadas, mantendo-as adequadamente iluminadas para aqueles que vivem no segundo andar.

Para saber mais e economizar no seu condomínio, conte com a CBE. A empresa está pronta para te ajudar com a manutenção e conserto das bombas de água e também o sistema hidráulico de combate a incêndios. A CBE oferece diversos serviços e tipos de contrato que se adequam às necessidades de cada condomínio. Entre em contato e solicite um orçamento.

CBE Conservadora de Bombas

A maior conservadora de bombas da Grande São Paulo