A troca de itens básicos das bombas e filtros da piscina pode evitar grandes dores de cabeça a um condomínio e ao síndico. Entenda.
O verão e as férias estão chegando e uma das áreas mais utilizadas em um condomínio nestes períodos com toda certeza é a piscina. Frequentada por moradores de todas as idades, a piscina precisa de alguns cuidados que vão além do “simples” cloro ou da aspiração de sujeiras da água.
Ao lado ou abaixo das piscinas existe um equipamento complexo composto por uma bomba de água que precisa funcionar corretamente para que os moradores possam aproveitar plenamente a estação com mais calor e sol do ano. Além das bombas, também existem válvulas e filtros que completam o sistema e precisam de cuidados periódicos.
“Apesar do aumento do uso da piscina no verão, as bombas e válvulas precisam ser inspecionadas com frequência durante todo o ano de forma preventiva. É um grande erro pensar nisso apenas nas semanas que antecedem o verão. Claro que neste período o uso é intensificado e faz com que a bomba trabalhe mais, mas não devemos nos descuidar nos outros meses”, explica Eduardo Sabatini, sócio da CBE, empresa conservadora de bombas de água para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo.
Listamos aqui seis motivos para você, síndico, melhorar e fazer manutenção das bombas de água de piscina:
- Instalar válvulas de retenção que são responsáveis por impedir que a água retorne para dentro da bomba após ser bombeada para fora.
- Retrolavagem do filtro que auxilia no tratamento e filtragem da água da piscina. Caso não esteja funcionando corretamente pode causar a proliferação de impurezas e bactérias na piscina e, por consequência, trazer prejuízos à saúde dos usuários.
- Troca da areia do filtro anualmente ou antes deste prazo, caso necessário. É justamente a areia que retém as impurezas da água e é responsável por 80% do tratamento da água da piscina.
- Inspeção e manutenção de válvulas seletoras. Caso haja algum vazamento, existe um grande risco da válvula se romper e esvaziar a piscina.
- Inspeção do dreno da válvula seletora que contém registro. Em muitos casos, esse tipo de válvula apresenta um desgaste precoce, o que pode impedir a vedação e fazer com que o nível da água diminua ou mesmo esvaziar a piscina totalmente.
- Instalação do botão de pânico para prevenção de acidentes. Desde abril de 2022 está em vigor a lei que torna obrigatório o uso do botão como um item de segurança. Quando acionado, ele desliga imediatamente a moto bomba, parando seu trabalho de sucção.
Evite prejuízos e não deixe para o verão o que você pode fazer o ano inteiro. Entre em contato com a CBE, uma das únicas empresas a oferecer suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Solicite um orçamento.
A maior conservadora de bombas da Grande São Paulo