Saiba por que é tão importante manter a pressurização do sistema de incêndio e como seguir as normas.
Síndico, você sabe o que muda a força de um jato de água? Não é pegadinha, mas é fundamental entender isso para que o seu condomínio funcione adequadamente. É a pressão que estabiliza o jato d’água e devemos ser muito cautelosos nesse ponto. Eduardo Sabatini, sócio da CBE, empresa conservadora de bombas de água para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo, explica que há uma regulamentação que cuida do combate a incêndios, a NR 23. “Ela regula os parâmetros necessários para pressurizar o líquido, sendo um deles a resistência ao esguicho de água”, conta.
É isso que mostra se a água tem ou não força o suficiente para combater rapidamente o fogo, impedindo que se espalhe e cause danos maiores para a estrutura do local e para a vida dos condôminos.
Para pressurizar os cabos de incêndio corretamente, precisamos entender que acontece assim:
- Abrir o hidrante e esperar que a bomba jockey entre em ação para que pressurização da rede normalize;
- Em seguida entra a bomba principal, porque a bomba jockey não tem vazão suficiente para segurar a pressão da água;
- Com a bomba principal em ação, as chamas são combatidas.
“Para pressurizar a rede de incêndio é necessário ter uma bomba de incêndio. Ela é fabricada de acordo com exigências legais e normas técnicas, tudo para regular a fabricação. Também é necessário seguir normas do corpo de bombeiros, padronizando a bomba em vermelho”, ressalta Sabatini.
Para que o seu condomínio esteja sempre dentro das normas e funcione com segurança, conte com a CBE. A empresa é uma das únicas que oferece suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Solicite um orçamento.
A maior conservadora de bombas da Grande São Paulo