A lei exige que o síndico ou administradora do edifício instale um botão de pânico em toda piscina de complexos condominiais.
A piscina é uma das áreas mais sensíveis de um condomínio, seja por causa de sua manutenção ou por causa do perigo para algumas pessoas. Portanto, todos os administradores de condomínios devem estar extremamente atentos a tudo que envolve a piscina. No passado, as regras mais comuns para piscinas eram os certificados de saúde e a proibição de alimentos e bebidas, porém, com o passar do tempo e a consciência de outras questões de segurança, outras regras começaram a ser aplicadas.
Uma dessas novas regras é que elas devem ter um botão de pânico instalado em cada piscina. Isto visa evitar acidentes graves e penalidades severas ao condomínio e administradores.
“Apesar dos mecanismos de segurança nas bombas de piscina e peças serem capazes de cobrir drenos de sucção, é comum ouvir falar de acidentes envolvendo pessoas que tenham sido “sugadas”. E a principal função de um botão de pânico é interromper o funcionamento da bomba, ou seja, parar sua sucção”, explica Eduardo Sabatini, sócio da CBE – empresa de manutenção de bombas para condomínios, empresas e indústrias em São Paulo.
É responsabilidade do síndico instalar um botão de pânico em cada condomínio. Se forem encontradas quaisquer irregularidades, poderão ser impostas penalidades ao síndico, tais como multas, interdição, avisos e responsabilidade civil ou criminal, dependendo da gravidade da ocorrência.
Segundo Sabatini, há outros cuidados e precauções que também são de responsabilidade do síndico, tais como garantir que a bomba da piscina funcione corretamente. A bomba d’água é responsável por succionar a água da piscina, levá-la até o filtro e devolvê-la limpa à piscina. Ou seja, as bombas são o coração de qualquer sistema hidráulico predial e ao falhar não deve comprometer o uso da piscina ou mesmo do abastecimento do condomínio como um todo.
Para garantir que seu equipamento de piscina esteja de acordo com a lei, entre em contato com a CBE e solicite uma cotação. A empresa é a maior referência em conservação e manutenção de bombas hidráulicas de São Paulo, com mais de 22 mil bombas e 3 mil torres sob sua responsabilidade.
A maior conservadora de bombas da grande São Paulo