É importante manter seu sistema de combate a incêndios em condições de funcionamento.
Como aponta Eduardo Sabatini, sócio da CBE, empresa conservadora de bombas para condomínios, empresas e indústrias em São Paulo, o sistema deve ser projetado e aprovado pelas normas competentes e seus verificadores. É importante levar em conta que tipo de reservatório de água você está usando, se seu comando é manual ou automático, qual é sua fonte de energia, tipos de bomba de pressurização e material da tubulação.
O síndico e administradora de condomínio tem um papel importante porque ele ou ela é responsável por cuidar de tudo: manutenção e reparos, entre outras coisas. O síndico também deve verificar se há algum problema que coloque em risco a segurança dos condôminos que vivem e/ou trabalham no condomínio. É muito importante saber o que deve ser feito se houver algum problema com o sistema de incêndio ou outros equipamentos, como bombas de água, por exemplo.
“Por ser algo que pode trazer perigos extremos, também é obrigatório ser inspecionado periodicamente pelo corpo de bombeiros, que emite AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que certifica que o sistema de incêndio está funcionando corretamente e que todos os equipamentos estão de acordo com a legislação”, reforça Sabatini.
Os sistemas de combate a incêndio salvam vidas e, por isso, são fundamentais nos condomínios. Se um ou mais equipamentos falharem ou se desgastarem, você pode correr um risco maior de ser afetado por um incêndio. Ou em casos menos drásticos, a falta ou falha de manutenção de um sistema de incêndio pode disparar sem necessidade e gerar outros tipos de prejuízo.
“O sistema hidráulico do edifício tem um impacto direto sobre isso, pois as bombas hidráulicas precisam estar em perfeito funcionamento para bombear água para esses locais. Há vários componentes que trabalham em conjunto. O uso de uma válvula redutora de pressão é vital para a missão de conter um incêndio”, explica Sabatini.
Para garantir que estes detalhes muito importantes estejam corretos, é sempre recomendável contar com uma empresa confiável, como a CBE. Na Grande São Paulo, a empresa é responsável por mais de 3 mil torres e 22 mil bombas mantidas. Seu grande diferencial são as 24 horas por dia, sete dias por semana de serviço e as respostas às chamadas dentro de 3 horas.
A maior conservadora de bombas da grande São Paulo