O assunto é tão importante que virou lei! Botão de emergência para piscinas de condomínios é questão fundamental na gestão de riscos e custos.
Ser síndico não é uma missão fácil. A profissão carrega muitas responsabilidades e quanto mais conhecimento, melhor você irá desempenhar o seu trabalho. Além disso, você pode contar com empresas especializadas que irão facilitar o seu dia a dia, garantindo que tudo esteja funcionando perfeitamente, como no caso da manutenção de bombas que podem impactar no funcionamento do prédio.
Agora, os administradores de condomínio podem encontrar informações importantes também no livro “E Agora Condomínio? Gestão de riscos operacionais, uma cultura, uma necessidade” feito por diversas empresas e com colaboração da CBE, empresa conservadora de bombas de água para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo.
Um dos temas abordados no livro é o botão de emergência para piscinas. O assunto ainda levanta uma série de dúvidas, inclusive de como se adequar a lei. É de responsabilidade do síndico a instalação de um botão de pânico e sua manutenção periódica para o perfeito funcionamento e, caso isso não seja cumprido, ele pode sofrer uma série de penalidades (multas, interdição, advertências e responsabilização civil ou criminal).
Para o sócio da CBE, Eduardo Sabatini, existem outras medidas que também são de responsabilidade do síndico. “É preciso ter atenção a manutenção e tratamento químico da água, bem como a manutenção periódica do equipamento e de toda a parte automatizada da bomba, que determina o período de operação, incluindo paradas de emergência”, explica.
Vale ressaltar que a ANAPP – Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas – revela que o número de piscinas no Brasil seguirá crescendo nos próximos cinco anos. Hoje, o Brasil é o segundo país no mundo com mais piscinas instaladas, registrando mais de 3,8 milhões de unidades.
“Evitar acidente é responsabilidade de todos e o prédio tem obrigações que vão além do salva vidas. Se adequar a lei garante tranquilidade para a administradora e segurança aos condôminos”, finaliza o sócio da CBE.
Se você está buscando uma parceira para auxiliar nessas questões, entre em contato com a CBE. A empresa é referência em conservação e manutenção de bombas hidráulicas para condomínios.
CBE Conservadora de Bombas
A maior conservadora de bombas da Grande São Paulo