Principais desafios e problemas dos síndicos na manutenção do condomínio

Demandas de moradores, fluxo de caixa, regras não cumpridas, além da manutenção e conserto de equipamentos estão entre os principais pontos

Administrar sua própria casa já pode parecer difícil. Imagine administrar um condomínio com funcionários, milhares de moradores com vontades e reclamações diferentes, gestão financeira e manutenção de diversos equipamentos. Pois é, a vida de um síndico, seja ele profissional ou não, não é nada fácil, ainda mais se pensarmos que muitas das tarefas estão ligadas diretamente ao fluxo de caixa do condomínio e, em alguns casos, são passíveis de responsabilização criminal. 

Neste conteúdo, a CBE, empresa conservadora de bombas hidráulicas para condomínios, separou os seis principais desafios e problemas que os síndicos enfrentam no seu dia a dia.

Demandas de moradores 

Um síndico precisa conciliar as demandas de todos os moradores do condomínio e, claro, na maioria das vezes, são opiniões conflitantes e que precisam ser resolvidas pelo bem da coletividade. Claro, pessoas diferentes, com experiências e vivências diferentes e que nem sempre tem a noção de todas as demandas ou processos que precisam ser seguidos para a resolução de algum problema. É preciso muita paciência para lidar com essas demandas.

Regras do condomínio que não são cumpridas 

É um problema recorrente, principalmente, em grandes condomínios. Apesar da existência do regimento interno e possível aplicação de multa, muitas pessoas acabam não seguindo as regras, o que gera conflitos e reclamações. Geralmente, o foco são as áreas de uso coletivo, como garagem, salão de festas e piscinas.

Segurança  

Uma das principais preocupações dos síndicos é a segurança dos moradores e, caso aconteça algo muito grave, ele pode ser responsabilizado juridicamente. Apesar disso, esse é um quesito que precisa envolver o empenho não só do síndico, mas de funcionários e também dos moradores. Hoje, é possível utilizar a tecnologia como aliada da proteção.

Fluxo de caixa limitado 

Uma das coisas mais difíceis de conciliar é o fluxo de caixa. Óbvio que um bom planejamento facilita bastante, ter controle das despesas fixas é muito importante, mas como sempre, existem imprevistos, como equipamentos quebrando, por exemplo. Para esses casos, a manutenção preventiva é sempre uma aliada, mas vamos falar disso mais para frente.

Inadimplência 

O terror dos síndicos! A inadimplência tem impacto direto no fluxo de caixa, o que causa problemas na gestão do condomínio como um todo e isso inclui ter dinheiro suficiente para cuidar da segurança, manutenção e conserto do que for necessário, além do pagamento de funcionários e demais contas.

Manutenção e conserto

A manutenção preventiva predial é, sem dúvida, uma das principais armas contra gastos inesperados. Ter uma empresa especializada em manutenção preventiva pode evitar ou resolver grande parte dos problemas dos síndicos. São muitos equipamentos em funcionamento, grande parte deles em funcionamento 24 horas por dia. As bombas de água, por exemplo, precisam estar em perfeito funcionamento para garantir pressão e vazão correta nas unidades, escoamento nos lugares certos e, principalmente, equipamentos de incêndio em ordem. Se um desses equipamentos não funcionar corretamente, os condôminos podem enfrentar falta de água, garagens inundadas ou até danos irreparáveis em caso de incêndio. 

Para esses casos, você pode contar sempre com a CBE, que é referência em manutenção de bombas de água para condomínios. Entre em contato conosco!

A maior conservadora de bombas da grande São Paulo