A complexidade e importância do sistema de combate a incêndio é tamanha que virou tema de livro e os gestores de condomínio precisam contar com especialistas.
Manter a integridade de um condomínio é assunto primordial e que traz inúmeras responsabilidades aos administradores de condomínios e síndicos. Entre seus diversos desafios está o sistema de combate a incêndio. E, para ajudar nesse processo, o tema se tornou um dos temas do livro “E Agora Condomínio? Gestão de riscos operacionais, uma cultura, uma necessidade” feito por diversas empresas e com colaboração da CBE, empresa conservadora de bombas de água para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo.
“É preciso ensinar para mitigar erros, aumentando a segurança de todos que moram e trabalham em condomínios”, conta Eduardo Sabatini, sócio da CBE.
No livro, é possível encontrar temas como vulnerabilidades mais comuns que aumentam riscos diários de acidentes – elevadores, botão de pânico em piscinas, queda de revestimentos de fachada, danos causados por descargas elétricas, curto-circuito e incêndios, etc.
“Outro tema que é destaque no projeto é o sistema de combate a incêndio. O fogo é uma ameaça para todo prédio e, por isso, é fundamental saber como funciona o sistema de incêndio”, explica Sabatini. O sócio da CBE ainda ressalta que “para se ter dimensão da importância de manter todos os equipamentos em perfeito funcionamento, eles são verificados periodicamente pelo Corpo de Bombeiros local e, caso não estejam de acordo com as leis vigentes, não é emitido o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Isso significa que seu sistema de incêndio não funciona como deveria ou possui equipamentos em desacordo com as normas”.
Você, síndico que nos acompanha pelo blog, precisa sempre ter em mente que existem leis e regras específicas sobre o sistema de incêndio de prédios e uma delas é a ABNT NBR 13714, que torna obrigatório que todos os edifícios com área construída superior a 750 m² e/ou altura maior do que 12 metros tenham sistemas de prevenção de incêndio.
Com tantos tópicos em um mesmo assunto, podemos dizer que o sistema se trata de uma rede complexa e interligada de bombas e válvulas. Em caso de incêndio, a água sairá das mangueiras em alta velocidade, mas antes de chegar nisso, várias coisas precisam acontecer.
Para tornar a sua rotina mais simples, conte sempre com serviços preventivos de uma conservadora de bombas. Entre em contato com a CBE e solicite um orçamento.
CBE Conservadora de Bombas
A maior conservadora de bombas da Grande São Paulo