Manutenção de bombas de água: quais equipamentos verificar?

Sistema hidráulico é composto por diferentes bombas com funções imprescindíveis para o funcionamento de um condomínio

O sistema hidráulico de um condomínio é bastante complexo quando visto pela ótica de alguém que não seja especialista. Ou seja, o ideal é sempre contar com uma empresa de qualidade para te apoiar nessa jornada. Apesar do auxílio, é importante conhecer quais equipamentos fazem parte desse sistema, a importância de cada um deles e quais os problemas podem trazer caso não funcionem corretamente.

É comum ligarmos o sistema hidráulico apenas aos equipamentos que fornecem água para as unidades, mas a verdade é que eles são os responsáveis pelo esgoto, escoamento, combate a incêndios e também a piscina. Isso significa que envolve todo o condomínio, desde as unidades privadas à área comum. “Quanto mais pessoas usando, mais manutenção é necessária para evitar problemas graves, já que a água é fundamental em um condomínio”, conta Eduardo Sabatini, sócio da CBE – empresa conservadora de bombas para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo

Uma das partes mais importantes quando se fala em manutenção de bombas de água é a bomba de combate a incêndio. Imagine se um hidrante não está funcionando durante as emergências com fogo. Os riscos e danos são imensuráveis. Um ponto importante é que somente a manutenção de bombas de água garante que o sistema esteja de acordo com a legislação e pronto para a inspeção do Corpo de Bombeiros. “É importante lembrar que o mau funcionamento da bomba de combate a incêndio pode levar a multa, interdição e também responsabilização civil e criminal do síndico”, reforça Sabatini.

O principal foco da manutenção de bombas de água precisa ser a bomba de recalque, a mais importante do sistema, uma vez que é responsável por levar a água limpa para todas as unidades. Isso significa que é a mais utilizada e exige manutenção constante. Um condomínio organizado costuma ter, inclusive, duas bombas ligadas com funcionamento simultâneo, porém, com fluxo alternado, evitando assim a sobrecarga. Sem ela, todo o condomínio fica sem água.

A piscina também é parte do sistema. A bomba de piscina ajuda a filtrar a água, inibindo a proliferação de impurezas. Dessa forma, garante cuidado com a saúde de todos os usuários. A falta de manutenção dessa bomba pode trazer doenças sérias.

“As inundações em garagens também podem ser causadas pela falta de manutenção da bomba submersa/ drenagem. Elas bombeiam água de poços pluviais, esgoto ou lençol freático. Quando não estão em pleno funcionamento podem causar refluxo da água de esgoto em locais próximos a rios ou áreas que passam por inundações constantes”, completa Sabatini.

Por fim, outro equipamento que faz parte do sistema hidráulico é a bomba de pressurização. Sua manutenção constante garante a regulagem de pressão correta, permitindo que a água chegue em todos os locais.

Agora que você conhece os equipamentos que fazem parte do sistema hidráulico e a importância de cada um deles, fale com a CBE e contrate o serviço de manutenção de bombas de água para condomínios.

A maior conservadora de bombas da grande São Paulo