Por que realizar  manutenção das bombas do prédio?

Incêndios, falta de água, inundações, danos às instalações e equipamentos, e responsabilidade criminal e civil dos síndicos de edifícios podem ser evitados com manutenção periódica.

Gerenciar um complexo de condomínios pode parecer uma tarefa fácil. Mas se você já tentou administrar um imóvel, você sabe que é muito mais do que apenas lidar com reclamações e solicitações de inquilinos. Isso inclui garantir que as áreas comuns e equipamentos estejam sendo devidamente mantidos.

“A manutenção de bombas em condomínios é muito importante. Isto porque eles fornecem não apenas a água que é utilizada pelos moradores, mas também são responsáveis por outras áreas de um edifício, como esgoto, piscina, drenagem e combate a incêndios. Os condomínios têm uma área de abastecimento comum que todas as diferentes unidades do edifício compartilham – e quanto mais moradores utilizam este espaço compartilhado, mais a manutenção é necessária”, conta Eduardo Sabatini, sócio da CBE, empresa conservadora de bombas de água para condomínios, empresas e indústrias de São Paulo.Sabatini listou alguns motivos para a fazer a manutenção de bombas em condomínios:

  • Fluxo de caixa: Sem manutenção preventiva e apenas com manutenções corretivas os custos tendem a se elevar, o que impacta diretamente no fluxo de caixa do condomínio e pode ser motivo para que o balanço financeiro não seja aprovado na assembleia condominial.
  • Alagamentos: Uma das principais preocupações em condomínios mais suscetíveis a inundações, como por exemplo, os mais próximos à rios, são as bombas submersas/ drenagem. A falta de manutenção, mesmo que em áreas de baixo risco, podem causar refluxo da água do esgoto ou inundações em garagens, atingindo os carros dos moradores.
  • Multas, interdição e impossibilidade de emissão o AVCB: As bombas de combate a incêndio passam por inspeção do Corpo de Bombeiros, que emitem o  AVCB, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que certifica que o sistema de incêndio está funcionando corretamente e todos os equipamentos estão de acordo com a legislação, ou seja, não trazem risco para os moradores. Além do risco à segurança de todos, a ausência do certificado pode gerar multa ou interdição do local.
  • Baixa pressão da água: Garantir que as bombas de pressurização estejam funcionando corretamente e com a manutenção em dia pode prevenir a falta de pressão, principalmente, em pias e chuveiros dos andares mais altos. A falta de manutenção de bombas em condomínios também podem impossibilitar o uso do aquecimento da água.Danos com equipamento na rede: Problemas hidráulicos podem causar danos em equipamentos ligados à rede, como máquinas de lavar roupa e chuveiros.

Para evitar esses e outros problemas, conte sempre com uma empresa de manutenção de condomínio como a CBE. Visite o site da empresa e solicite um orçamento. 

CBE Conservadora de Bombas

A maior conservadora de bombas da Grande São Paulo